fundamentação teórica secagem
Secagem é a remoção de uma quantidade pequena de água de um material. Podendo ser este líquido orgânico, sólido. O teor de umidade final do produto seco varia de acordo com a natureza do produto desejado. A secagem é geralmente a última etapa do processo anterior apenas ao empacotamento. Agindo até como facilitador de sua manipulação.
Uma variável de extrema importância para a secagem de materiais é a umidade do ar no contato com um sólido de teor de umidade conhecido.
Teor de umidade de equilíbrio do material é o teor de umidade alcançado pelo sólido após sua exposição com o ar por um longo tempo. De modo que não havendo mais gradiente de concentração de água entre o ar e o material, assim sendo não ocorre mais transferência de água para o material e ele se encontrará no Teor de umidade do equilíbrio. Teor de umidade livre em uma amostra é a umidade acima do teor de umidade de equilíbrio, que pode ser removida por secagem sob dada percentagem de umidade relativa.
Os dados necessários neste experimento de secagem a batelada são W, peso total do sólido úmido (sólido seco + umidade), a diferentes tempos, t, período de secagem.
Se WS = peso do sólido seco, em kg, então:
kg de água total / kg de sólido seco
Seja :
X* = kg de umidade no equilíbrio / kg de sólido seco
Seja:
X = kg de água livre / kg de sólido seco
X = Xt - X*
Faz-se o gráfico X vs t como na Figura 1.(a):
1(a)
Figura 1.(a) Curva de velocidade de secagem típica: umidade livre vs tempo.
No ponto C a velocidade de secagem começa a cair no período de velocidade decrescente e no ponto E o teor de umidade de equilíbrio é X*, então X = X* - X* = 0
A velocidade de secagem R (Figura 2) é calculada para cada ponto por
(1)
Onde:
R = velocidade de secagem (kg H2O/h m2)
WS = peso de sólido seco usado (kg)
A = área da superfície de secagem exposta (m2)
1. (b)
1. (b) Curva de velocidade de secagem típica: velocidade vs