ensaio visual e dimensional soldas
Os espelhos podem ser ligeiramente convexos para dar um pequeno aumento da região focada.
Um espelho angular com cabo, permite a inspeção de cantos, de soldas de ângulos em lugares onde a cabeça humana dificilmente poderia achar acomodação visual.
3.2.4 Circuito fechado de TV Quando o acesso é difícil ou perigoso pode-se utilizar uma câmara de televisão em circuito fechado. Por exemplo, na inspeção submarina de nós em plataformas para exploração de petróleo, é possível acompanhar melhor as observações dos mergulhadores, mediante o concurso de pessoal qualificado que não pode mergulhar, através de um circuito fechado de TV.
3.2.5 Transluzente É a inspeção utilizada para detectar descontinuidades no material pela projeção ou contraste de sombras, obtidas pela difusão de um feixe de luz através da peça ensaiada.
Deve ser utilizada iluminação artificial focalizada, com intensidade suficiente para ultrapassar toda seção do material na região de interesse. A iluminação do ambiente deve Ter intensidade inferior àquela emergente do material, e não deve causar clarões ou reflexões na superfície ensaiada.
CURSO DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS - INSPEÇÃO VISUAL Elaboração: Raimundo Sampaio
À esquerda, formas de projeção mais utilizadas. À direita, facho tangencial da lanterna em um tubo. Observar as projeções detectadas.
3.2.6 Percussão ou Sensitivo
É uma técnica empregada durante a inspeção visual, onde efetuamos martelamento da peça inspecionada, com o objetivo de detetar indicações tipo espessura de parede, crosta interna, esfoliações de superfície, parafusos fraturados, etc.
É necessário saber distinguir pequenas diferenças de vibrações sonoras, conjugando-as com a reação ou “resposta” do material ao impacto do martelo. Quando não há vibração ou o martelo provoca uma mossa, em decorrência de um golpe mais forte, a indicação é de parede fina; entretanto este é um