Funcionamento filosofico
Curso: Licenciatura em Física
Disciplina: Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação
Aula 4
O início do pensamento pedagógico moderno
Os séculos XVI e XVII assistiram a ascensão de uma nova e poderosa classe que se opunha ao modo de produção feudal. Esse estrato da sociedade impulsionou, modificou e concentrou novos meios de produção. Iniciou o sistema de cooperação, precursor do trabalho em série do século XX. Dessa forma, a produção deixou de se apresentar em atos isolados para se constituir num esforço coletivo.
O homem lançou-se ao domínio da natureza desenvolvendo técnicas, artes, estudos – matemática, astronomia, ciências físicas, geografia, medicina, biologia. Tudo o que fora ensinado até então era considerado suspeito.
Dentre os homens que marcaram o pensamento da época, podemos destacar:
- Galileu Galilei (1564 – 1642) construiu um telescópio e descobriu os satélites de Júpiter e a lei da queda dos corpos.
- René Descartes (1596 – 1650) escreveu o famoso Discurso do método (1637) mostrando os passos para o estudo e a pesquisa; criticou o ensino humanista e propôs a matemática como modelo de ciência perfeita. Convencido do potencial da razão humana, propôs-se a criar um método novo, cientifico, de conhecimento do mundo e a substituir a fé pela razão e pela ciência. Tornou-se assim o pai do racionalismo1.
- Comênio (1592 – 1670) escreveu a Didática Magna (1657) considerada como método pedagógico para ensinar com rapidez, economia de tempo e sem fadiga. É considerado o grande educador e pedagogo moderno e um dos maiores reformadores sociais de sua época. Foi o primeiro a propor um sistema de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber.
- John Locke (1632 – 1704) fundou a moderna educação inglesa, cuja influência pedagógica ultrapassou as fronteiras de sua pátria. Suas obras Estudo sobre o entendimento humano e Pensamento sobre a educação marcam o surgimento de um novo estudo sobre o entendimento