Funcionamento do tubo de pitot
GOIÂNIA, 17 DE SETEMBRO DE 2014FENÔMENOS DE TRANSPORTE EXPERIMENTAL
RELATORIO 04
ORIENTANDO
ORIENTADOR
SETEMBRO – 2014
Objetivo
Este estudo tem por objeto analisar e obter resultados do experimento realizado no dia 10 de setembro, ministrado pelo orientador. As analises desse documento trata do estudo sobre o princípio de funcionamento de um conjunto de bombas e tubo de Pitot. O desenvolvimento desta pesquisa se deu por meio da revisão bibliográfica de artigos e livros sobre o assunto abordado e também pelo experimento realizado dentro da sala de aula com as instrumentações mais a frente discriminadas, buscando fazer uma discussão entre estes do modo a alcançar o objetivo deste estudo.
O conteúdo deste documento consistirá na realização de um estudo sobre Tubo de Pitot em relação a seus princípios e funcionamento. A fim de compreender teoricamente esse sistema de medição, o relatório irá esclarecer e demonstrar os fundamentos teóricos e práticos deste equipamento, bem como descobrir a variação de velocidade pelo tubo de Pitot.
Introdução
Tubo de PitotEm muitos estudos de escoamentos é fundamental determinar o módulo e a direção da velocidade do fluido em alguns pontos da região estudada. Apesar de ser impossível a obtenção da velocidade exata num ponto, pode-se determinar a velocidade média numa pequena área ou volume com o auxílio de alguns instrumentos adequados.
Existem muitos métodos para a determinação da velocidade dos fluidos, entre eles podemos listar: medir o tempo que uma partícula leva para percorrer uma distância conhecida; medir a rotação de uma hélice introduzida no escoamento; medir a variação da resistência elétrica pelo resfriamento de um condutor elétrico introduzido no escoamento; identificar a diferença entre a pressão total e a estática, método introduzido por Henri Pitot em 1732, sendo este um dos mais utilizados.
Henri Pitot nasceu em Aramon, França, em 1695 e foi um importante