Funcionamento de um CLP
1.
TECNOLOGIA
FUNCIONAMENTO DE UM CONTROLADOR
LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) o CLP É FERRAMENTA
NORMALMENTE APLICADA
ESTRUTURAS
INDUSTRIAL
NAS
DE AUTOMAÇÃO
Paulo Henrique Pinto
INTRODUÇÃO
No início da industrialização, os processos industriais utilizavam o máximo da força da mão-de-obra.
A produção era composta por etapas ou estágios, nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funções, especializando-se em certa tarefa ou etapa da produção. Assim temos o princípio da produção seriada. FIGURA I - ESTRUTURABÁSICADE UMCLP
E
N
T
R
A
D
A
FIGURA 2
....
-
CICLO
(
~
I
I
I
\.
5
A
Í
D
A
DE PROCESSAMENTO
DOS
InidaLização
Leitura das entradase atuaLizações imagens das .
.
. Programa
Atualização das saídas referidasà imagem
CLPS
)
o mesmo ocorria com as máquinas de produção, que eram específicas para uma aplicação, o que impedia seu uso em outras etapas da produção, mesmo que tivesse características muito parecidas.
Com o passar do tempo e a valorização do trabalhador, foi preciso fazer algumas alterações nas máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mãode-obra de algumas funções inadequadas à estrutura física do homem. A máquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervisioná-Ia.
Com a finalidade de garantir o controle do sistema de produção, foram colocados sensores nas máquinas para monitorar e indicar as condições do processo. O controle só é garantido com o acionamento de atuadores a partir do prócessamento das informações coletadas pelos sensores.
Automatizar um sistema tornou-se muito mais viável à medida que a eletrônica avançou e passou a dispor de circuitos capazes de realizar funções lógicas e aritméticas com os sinais de entrada e gerar respectivos sinais de saída. Com este avanço, o controlador, os sensores e os atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando processo em um sistema automatizado, onde o próprio