funcionamento de motor de moto
Os motores de combustão interna tem por objetivo transformar energia térmica em energia mecânica, diretamente utilizável. Após a mistura combustível/ar ser comprimida na câmara de combustão de cada cilindro, inicia-se uma queima, a qual libera uma força contra a cabeça do pistão, forçando este a deslocar-se na direção do virabrequim (eixo de manivelas). Virabrequim, transmite a força atuante na cabeça do mesmo (resultante da expansão dos gases) ao colo do virabrequim (moente), fazendo com que este gire. Converte assim o movimento retilíneo alternado do pistão em movimento rotativo do virabrequim.
Os motores de combustão podem ser classificados como de:
• COMBUSTÃO EXTERNA: no qual o fluido de trabalho está completamente separado da mistura ar/combustível, sendo o calor dos produtos da combustão transferido através das paredes de um reservatório ou caldeira.
• COMBUSTÃO INTERNA, no qual o fluido de trabalho consiste nos produtos da combustão da mistura de ar/combustível.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral
Identificar os problemas do motor de moto a 4 tempos e fazer a manutenção do mesmo e fazer a manutenção geral do mesmo e por ele em funcionamento.
1.1.2 Objetivos Específicos
Apresentar o funcionamento do motor de moto a 4 tempos.
Método de analise de compressão do motor por intermédio do manômetro.
Inspeções e manutenção do motor de moto a 4 tempo.
2. TEMPOS DO MOTOR
Figura 1 Tempos do Motor
1o Tempo - Admissão - Estando o pistão no PMS, o mesmo começa a descer estando aberta a válvula de admissão (VA) e fechada a válvula de descarga (VD). O êmbolo, ao descer gera um vácuo no interior do cilindro, aspirando a mistura ar-combustível (Ciclo Otto) até o PMI, quando a VA se fecha, cumprindo-se meia volta do virabrequim (180o).
2o Tempo- Compressão - Estando VA e VD fechadas, a medida que o pistão desloca-se para o PMS, o mesmo comprime o conteúdo do cilindro,