FUNCIONALISMO
“Eu gostaria que tudo que ali aparecesse mostrasse que a utilidade foi atendida primeiro, antes de toda e qualquer outra questão; e que tudo que for feito será feito com ornamento...
Gostaria que tudo parecesse ter sido feito principalmente pela utilidade.
Alberti, de Re Aedificatoria, lX
UTILIDADE DO EDIFÍCIO É O SEU VALOR MAIS IMPORTANTE – LIVRO DE DURAN – ESPECIFICA COM O QUE OS ARQUITETOS DEVEM SE PREOCUPAR:
“De acordo com o que dissemos, não se deve procurar uma arquitetura que agrade, visto que se ocupando somente de cumprir seu verdadeiro fim (a utilidade e a economia) é impossível que esta não agrade e que, procurando agradar, se pode cair no ridículo. Tampouco se deve dar variedade, efeito ou caráter aos edifícios, posto que é impossível que não apresentem no mais alto grau de todas essas qualidades quando, fazendo uso unicamente dos verdadeiros meios desta arte, foi lhes dado tudo que precisavam, nada mais que o necessário, disposto da maneira mais simples. Portanto é apenas da disposição que o arquiteto deve se ocupar, mesmo aquele que ama a decoração arquitetônica e deseja agradar...”
J. N. L. Durand, op. cit., pp. 20-21.
EXTREMO UTILITARISMO – CONCLUI QUE A UTILLIDADE ESTÁ NA DISTRIBUIÇÃO, O QUE QUER DIZER QUE A FUNCIONALIDADE DO EDIFÍCIO SE ESTUDA EM SUA PLANTA.
ARQUITETURA COMO SERVIÇO # DO ARQUITETO CLÁSSICO QUE MINAVA A ARTE DE CRIAR A BELEZA.
ARQUITETO É AQUELE QUE SABE FAZER EDIFÍCIOS ÚTEIS, SABE DISTRIBUIR. MELHOR CONSTRUÇÃO É AQUELA RACIONAL E ECONOMICA, PORÉM NÃO PODERIA DEIXAR DE TER ATRATIVO ESTÉTICO.
Tentativas de estabelecer uma tipologia funcional no começo do séc. XlX. Hospitais e prisões, J. N. L. Durand.
MODALIDADE EXPOSITIVA DE DURAN EXPLICA PASSO A PASSO E É O NSTRUMENTO PARA COMPOR/DISTRIBUIR OS EDIFÍCIOS RACIONAIS. OS DIFERENTES PROGRAMAS DOS EDIFÍCIOS SERÃO TRADUZIDOS DE FORMA DIFERENTE, CADA TEMA VAI REFLETIR UMA PLANTA;
INICIOU-SE COM A GERAÇÃO ANTERIOR DE DURAN – CLAUDE-NICOLÁS LEDOUX;
“PRIMEIRO