Funcionalismo
A Psicologia surgiu através da preocupação dos gregos em saber sobre a origem e o significado da existência humana, na verdade assim surgiu a filosofia e só depois dos filósofos estudarem sobre isso sentiram a necessidade de saber sobre a diferença entre os homens e os animais, diferença essa que podemos entender como a razão, o porquê de somente o homem pensar sobre a sua existência, se preocupar com isso e usar do seu conhecimento para resolver os seus problemas. “O homem é o único animal que fala sobre sua fala, que pensa sobre seu pensamento[...]”. (Gouveia. 2012)
A partir do século XIX, a psicologia se distancia da filosofia com a necessidade de delimitar seu campo de estudo, tendo que formular teorias em quanto um corpo consistente de conhecimento na área. A partir daí surgiram algumas teorias, sendo uma delas o Funcionalismo de William James. O fundador dessa teoria foi William James, ele elegeu a consciência como centro de suas preocupações e passou a estudar a forma como o homem a usa para adaptar-se ao meio..
De acordo com Bock (1999, p.41),
“ O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamentegenuinamente americana de conhecimentos em Psicologia. Uma sociedade que exigia o pragmatismo para seu desenvolvimento econômico acaba por exigir dos cientistas americanos o mesmo espírito.
Desse modo, para a escola funcionalista de W. James, importa responder ‘“o que fazem os homens’” e ‘“por que o fazem’”.[...]”. Para responder a isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio
. O fundador dessa teoria foi William James, ele ele elegeu a consciência como centro de suas preocupações e passou a estudar a forma como o homem a usa para adaptar-se ao meio. Inicialmente os profissionais não resolviam problemas práticos, gerando assim um grande excedente de