Fuga das galinhas e os conceitos de Karl Marx
A Fuga das Galinhas com os conceitos de Karl Marx
Discente: Daniela de Souza
Docente: Carla
Juina-2014
O filme "A fuga das galinhas" relata a rotina de galinhas que viviam em uma situação de alienação em uma granja, sendo obrigadas a botar muitos ovos e aquelas que não botassem seriam mortas, muitas aceitavam aquelas condições de alienação por serem acomodadas.
Mas uma galinha que se chamava Ginger resolve, lutar contra aquelas condições que eram obrigadas a viverem, depois de ver Eufrásia, sua amiga, morrer de forma cruel por não produzir a quantidade de ovos exigida e, principalmente, depois dos proprietários da granja comprarem uma máquina para fabricar tortas de frango, e a dona da granja começou a dar a elas muita comida para que engordassem. para sacrificar e fazer as tortas nesse momento que elas perceberam que se não reagissem e voassem para longe dali seriam mortas
.
Por varias vezes elas tentam fugir mas não tiveram êxito em suas tentativas de fuga, porque muitas tinham medo de serem pegas e mortas por terem tentado fugir, ou então dos cachorros que vigiam a granja as pegarem.
Quando um galo chega voando e diz que mora na terra da liberdade e diz que ensinara as galinhas a voarem para fugir da granja, mas na verdade ele vivia na mesma situação das galinhas só que em um circo da mesma forma que as galinhas, ele também almejava ter liberdade, porque não queria continuar vivendo naquele circo e une-se as galinhas para fugir da vida de alienação em que viviam.
Essa parte do filme relata dois grandes conceitos de Marx que é o da alienação e o da mais-valia, onde as galinhas (proletários) ou por medo ou por acomodação se alienam e aceitam viver as condições ditadas pela proprietária da granja. E a mais-valia que é onde elas devem produzir mais e mais a cada dia para não serem punidas.
Também podemos perceber claramente a luta de classes que é um dos principais conceitos de