ftiyh

1672 palavras 7 páginas
HISTÓRIA
Roteiro:
Destacar:
Movimentos de Oposição à República Oligárquica
Tenentismo
Coluna Prestes

Três episódios das eleições de 1930

A Era Vargas
Oposição de São Paulo
Revolução de 1932
As principais decisões da constituição de 1934

As Principais características e diferenças entre a AIB e a ANL

Circunstâncias do Golpe de Estado de 1937

Ditadura do Estado Novo
Principais Realizações no campo econômico
Controle do Estado sobre a sociedade
Circunstâncias do fim do Estado novo

O Tenentismo
Nos anos de 1920, enquanto o nazifascismo ganhava espaço na Europa, no Brasil, as oligarquias continuavam fazendo uso da corrupção e da violência para chegar e se conservar no poder. Na mesma época, um grupo de jovens militares canalizou parte da insatisfação com as oligarquias liderando um movimento chamado de tenentismo.
O estopim para a primeira revolta tenentista foi a publicação de cartas, que teoricamente, seriam de Artur Bernardes, na época, presidente da república, ofendendo militares, entre eles Hermes da Fonseca.
As cartas, como se provou mais tarde, eram falsas, mas provocaram grande indignação de muitos militares e de boa parte da opinião pública.
A situação piorou quando o Marechal Hermes da Fonseca foi preso, acusado de agitador. Graças a isso, em 5 de julho de 1922, os tenentes do forte de Copacabana pegaram em armas contra o governo, dizendo-se dispostos a salvar a honra do exército e moralizar o país. A revolta foi suprimida.
Dois Anos depois, outra revolta, dessa vez em São Paulo e com objetivos melhor definidos, exigia:
1. A deposição de Artur Bernardes
2. A adoção do voto secreto
3. A obrigatoriedade do ensino primário
4. A melhoria do ensino público
Os rebeldes tentaram tomar controle de São Paulo e, concomitantemente a isso, várias outras revoltas explodiram em outros estados. Todas foram suprimidas, porém muitos jovens paulistas foram em direção à Foz do Iguaçu. Decididos a ajudar, gaúchos,

Relacionados