Friedrich Wohler
Neste trabalho iremos abordar à vida e descobertas no campo da química ,de Friedrich Wohler, químico alemão responsável pela síntese da uréia através de compostos inorgânicos e a obtenção de alumínio puro.
Desenvolvimento
Químico alemão, Wöhler nasceu em Eschersheim em 1800, Filho de um cirurgião veterinário Anton agosto Wöhler, e de Anna Katharina Schröder, Wöhler frequentou escolas públicas de Frankfurt e la ele foi onde ele realizou experimentos com seu amigo Dr. JJC Buch. Foi aprovado em exames que permitiram seu ingresso na Universidade de Heidelberg (uma das mais prestigiadas da Alemanha), onde formou-se em medicina. Quando ainda na escola, entretanto, adquirira grande interesse por química elementar e mineralogia. Enquanto estudava em Heidelberg, assistiu a aulas de Leopold Gmelin, experiência que o levaria, mesmo já tendo um diploma de medicina, a trocá-la pela química . Com a intenção de exercer a profissão de médico, ele recebeu seu diploma em medicina e cirurgia ( 1823) , mas foi persuadido por Gmelin para se dedicar à química. Em 1825 Wöhler foi convidado a ocupar um cargo de professor na escola vocacional municipal de Berlim, onde permaneceu até o ano de 1831. No laboratório dessa instituição, Wöhler obteve seus primeiros grandes sucessos. Em 1828 ele se casou com uma prima , Franziska Wöhler , que lhe deu dois filhos antes de sua morte , em 1832 ; em 1832 ele se casou com Julie Pfeiffer, a filha de um banqueiro, com quem teve quatro filhos. No ano de 1828, conseguiu produzir alumínio puro, por meio da redução do cloreto de alumínio com potássio, segundo a reação:
3K + AlCl 3 → Al + 3KCl
Assim tornou-se possível investigar as propriedades do elemento descoberto dois anos antes pelo dinamarquês Hans Christian Örsted. Como produto da redução do cloreto de alumínio, Wöhler obteve um pó cinzento, que brilhava ao ser pulverizado com água. Na presença de oxigênio puro, o metal queimava liberando grande quantidade de calor e com uma