Freud
A edição em DVD recentemente lançada no Brasil do filme Freud, Além da Alma tem (em torno de) 5 minutos a menos do que a versão com legendas que era exibida há muitos anos pela TV Globo.
O crítico de cinema João Marcelo F. de Mattos, da editoria do site Almanaque Virtual onde escreve sobre DVDs, esclarece que nos anos1980 havia esta exibição semanal nas madrugadas de segunda para terça-feira após o último noticiário. Eram vistos filmes com som original e legendados em português. João Marcelo comenta que, na época, era dito que as emissoras tinham que cumprir com uma cota obrigatória com determinado número de horas em sua programação com legendas para atender deficientes auditivos. Se isso era verdade, não sabemos - e muito menos se tal obrigatoriedade (legal?) foi extinta; ou se as emissoras de TV aberta preferem pagar alguma (hipotética) multa por não mais apresentarem filmes legendados.
Em trabalho que escrevi (Édipo e Orestes: o jovem Freud segundo Sartre, publicado em número especial de 2004 da revista Trieb da Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ, edição dedicada ao Cinema e suas relações com a Psicanálise) abordei o roteiro encomendado a Jean-Paul Sartre pelo cineasta John Huston e o que permaneceu no filme por fim realizado em 1962 pelo diretor norteamericano sem crédito ao filósofo (por exigência dele mesmo). Comentei a obra do cineasta e também o personagem ´Orestes´ da mitologia grega tal como Sartre o recriou em sua primeira peça As Moscas (de 1943), propondo que o personagem do jovem Freud, na visão sartreana, tinha muito do ´Orestes´ de seu texto teatral inaugural.
Tendo estudado bastante os roteiros de Sartre e o resultado final do que permaneceu no filme pronto e que foi visto várias vezes através da TV aberta, pude detectar pelo menos um dos cortes que implicam na metragem menor do lançamento da Versátil. Trata-se de um sonho do próprio Freud ligado à morte do pai dele. Este material é