Freud
Sigmund Freud começa o filme internando uma pessoa com histeria,(doença emocional psíquica) sem a concordância dos outros médicos. A histeria é uma psiconeurose cujos conflitos emocionais inconscientes surgem na forma dissociação mental ou como sintomas físicos. na verdade, os sintomas histéricos podem se manifestar em homens e mulheres.
Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito universo. Ao assegurar que as ações e os desejos humanos não são frutos da vontade e da vaidade humana, mas sim do nosso inconsciente,
No filme Freud Além da Alma, John Huston pretendeu mostrar como as teorias psicanalíticas freudianas traçam a própria vida de Freud - um dos maiores gênios da humanidade. Inquieto em obter respostas aceitáveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, dirigiu-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem resistência na classe conservadora da Medicina, que viam nas teorias de Freud uma ameaça à anterioridade do ser humano, o mesmo prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o inconsciente e o consciente, lançando as bases da Psicanálise.
A psicanálise revelou o inconsciente do homem e como ela o iluminou... Sigmund Freud revelou outra parte da nossa mente - O funcionamento em segredo - que pode até mesmo controlar nossas vidas.
Freud começa frisando como na "Idade da Inocência" a criança não tem consciência sexual, porém começa falar sobre a fase oral. Os médicos começam a se retirar aos poucos, mas Freud continua a falar dos desejos da criança, da concorrência entre os pais, cita Édipo e que cada ser humano tem esse desafio, de se