Freud
1) Qual a principal característica da civilização segundo Freud? Qual o alvo da repressão?
R: Segundo Freud, a principal característica da civilização é apresentar a repressão a nossas tendências animalescas, isto é, um controle a nosso inconsciente (ID). Portanto o alvo dessa repressão é justamente o inconsciente dos indivíduos, principalmente, a parte que diz respeito aos prazeres, desejos ligados a sexualidade. (2,0)
2) O que é neurose e porque para Freud, todos nós somos um tanto neuróticos?
R: A neurose para Freud consistia nos desejos ou impulsos, que por algum motivo foi reprimido ou contido pela sociedade ou até mesmo pelo próprio individuo. Esses desejos ou impulsos são deslocados, consequentemente, para o inconsciente e lá ele irá permanecer, provocando no individuo, sonhos e desejos considerados “irracionais”, por isso deveríamos dar vazão a todos os desejos que pudéssemos nos ocorrer. Todos nos somos um pouco neuróticos porque a sociedade é muito repressiva, sobretudo em matérias de sexualidade. (1,5)
3) Porque há repressão para Marx? Qual o objetivo dessa repressão?
R: De acordo com Marx, a repressão aos aspectos lúdicos, estéticos e eróticos da existência humana tem a finalidade de preservar o poder o político econômico da classe dominante, isso ocorre para fazer com que as melhores energias do trabalhador sejam gastos no trabalho sem torna-lo contestador da ordem política e econômica. (2,0)
4) Porque em meados de 1950, a repressão sobre a sexualidade diminuiu no Ocidente?
R: Em meados da década de 1950, a repressão sobre a sexualidade diminuiu no oncidente certamente por razões do impacto cultural causada por dois livros: uma de ciência e outro de filosofia, isto é “ o compartilhamento sexual do Macho Humano”- “Relatório Kinsey” (de Abbert Kinsey,1948), e “ O Segundo Sexo “ ( de Simone debrauvoir,1949), respectivamente. (1,5)
5) Nossa sociedade é mais liberal em matéria de sexualidade mas isso