FREIO ABS
ATUAÇÃO
É um sistema de travamento das rodas que permite que as mesmas trave totalmente quando o pedal é pisado com força, fazendo com que o pneu não derrape e permitindo que o carro seja controlado enquanto o motorista freia.
COMPARAÇÕES
A diferença do ABS para o freio normal é que, ao contrario do normal, no freio ABS o condutor deverá pressionar completamente o pedal e deverá mante-lo pressionado até o fim da frenagem, assim o sistema age e evita o bloqueio da rotação das rodas, garantindo a dirigibilidade do carro. Lembrando também que, por causa da estabilidade proporcionado pelo ABS, é possivel manter o pedal pressionado enquanto se faz curvas.
- Pista seca: Quando freamos o carro numa pista seca, ocorre o fenômeno de atrito estatico entre a pista e os pneus, sendo ela maior que o atrito cinético, que acontece quando as rodas travam durante a freada. Assim o carro com o sistema convencional a 80 km/h só irá parar 45 metros depois. Já com o ABS é diferente, é recomendado que, com o sistema convencional, para parar o carro deve-se pisar e soltar continuamente o pedal do freio, porém o ABS já faz isso automaticamente, fazendo o carro parar cerca de 32 metros depois.
- Pista molhada: Na pista molhada a freada brusca não terá o mesmo efeito pelo fato da água fazer com que a intensidade do atrito (que é cinético) seja menor, já que os pneus irão deslizar com mais facilidade pela superficie molhada, parando o carro somente a 53 metros depois. Mesmo com o atrito menor, o sistema ABS irá ter eficiência, fazendo o carro parar a 42,4 metros depois.
FUNCIONAMENTO O funcionamento do freio ABS permite uma interação entre os sensores para o monitoramento da rotação de cada roda, a velocidade do carro e