França
Introdução:
Parte Física
Relevo
O relevo da França, é dominado por planícies, que correspondem a 2/3 da superfície total.
Nas regiões norte e oeste tem presença de planícies e colinas baixas. No sul, aparecem montanhas e tem a presença dos Pirineus, e no leste tem a presença dos Alpes.
As Montanhas dos Pirineus formam uma barreira física entre a França e a Espanha. Existem poucas áreas habitadas nos Pireneus, mas a região é rica em água mineral, com vários resorts onde se pratica esportes de inverno.
Clima
O clima da França é dividido em 4 (quatro) tipos, eles são:
Temperado: encontra-se no oeste, próximo ao litoral, onde Brest é um exemplo de invernos suaves, verões refrescantes e muitas chuvas.
Continental: encontra-se no interior, com verões quentes e invernos mais rigorosos com poucas chuvas.
Montanhoso: prevalece nos lugares elevados. O clima dos Alpes e de outras regiões montanhosas é principalmente alpino, com o número de dias com temperaturas abaixo de zero passando de 150 por ano e com uma cobertura de neve com duração de até seis meses.
Mediterrâneo: encontra-se no litoral sul, caracterizado por verões secos e quentes, invernos suaves e úmidos e poucas chuvas durante o ano.
Hidrografia
Os rios franceses desempenham importante papel na economia do país. Destacam-se pelo potencial energético e pela navegabilidade, pois não congelam e correm sempre com apreciável volume de água. Os principais sistemas hidrográficos da França desaguam no Atlântico e no canal da Mancha, onde formam estuários.
As principais bacias hidrográficas são as do Rio:
1. Loire: possui 1.012 km de extensão, é o rio mais longo da França. Sua nascente encontra-se no departamento da Ardèche e desemboca no Oceano Atlântico;
2. Ródano: é o rio mais