Franquias
A cadeia de cafeterias Starbucks é dirigida desde 1987 por Howard Schultz. Nesta década, a companhia introduziu na vida dos americanos uma necessidade que não existia, beber um bom café num ambiente acolhedor e moderno. A Starbucks afirma como sua missão "inspirar e nutrir o espírito humano - uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez". A companhia pretende vender mais do que um simples café, mas também um experiência de convívio entre os seus clientes num espaço confortável. A Starbucks não opera com o sistema de franquias, por isso cabe aos empreendedores locais, no mundo inteiro, abrir lojas próprias em todos os mercados onde a marca se instala. De seguida, mostramos-lhe alguns fatores a ter em conta para montar uma loja Starbucks bem sucedida.
Foto: ema-online.org
Imprimir 3 Twitter 86 Facebook 3 Google + Instruções
Como a companhia não opera segundo um sistema de franquias, terá de ter em conta alguns fatores para que a sua loja seja bem sucedida. Deverá começar por fazer uma avaliação do local onde pretende montar a loja Starbucks. A escolha do local determinará em grande parte o sucesso da loja, por isso quanto mais movimentado for o local melhor. O recomendável será abrir a loja em locais como shoppings, aeroportos, centros comerciais, hospitais ou noutros locais bastante movimentados, para garantir assim clientela.
De seguida, trate de colocar a loja o mais idêntica possível a outras lojas da cadeia de cafeterias da Starbucks. Com áreas confortáveis, equipadas com sofás e poltronas macias, ligação wi-fi à internet e música ambiente, para tornar o espaço o mais acolhedor possível para estabelecer o convívio entre clientes. Adicione tudo o que achar conveniente para que se torne num ponto de encontro.
Permita que a companhia o treine a si e aos seus funcionários, para que o sistema operacional se assemelhe o mais possível às outras lojas da cadeia. Compre também os produtos da companhia.
Tenha