Franquia
Franquia
Curitiba, 22 de maio de 2010
ADRIANO DIAS
HENRIQUE MARTINSKI
Franquia
Trabalho apresentado por Adriano Dias e Henrique Martinski para a disciplina de Marketing II sob a orientação do Professor Achiles Batista Ferreira Junior.
Curitiba, 22 de maio de 2010
1. INTRODUÇÃO Quando o assunto é empreendedorismo, uma das principais formas de negócio comercial que saltam aos olhos e seduz o futuro empresário é a franquia. Aproveitar a expertise e a boa reputação da marca do franqueador em tecnologia, produtos e serviços, e ainda, ter possibilidades de altos ganhos, de fato atrai muitas pessoas no momento da decisão de onde empreender o capital a ser investido. O Brasil é um país que, segundo o Censo do Franchising 2000, vem crescendo de forma extraordinária neste setor, mostrando um terreno fértil ao interessado em investimento seguro e promissor no ramo comercial. No entanto cautela e pesquisa detalhada de mercado são necessárias para não arriscar o dinheiro em um investimento mal calculado e sem planejamento em uma franquia, atitude que pode levar o indivíduo a um final infeliz.
2. FRANQUIA Uma modalidade de negócio comercial que abrange a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre o detentor de uma marca – o franqueador - e o comprador de sua licença para uso da marca – o franqueado. É um mercado amadurecido, já consolidado e com grandes expectativas de crescimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF – a partir de 2001 até 2009 o setor aumentou seu faturamento de 25 bilhões para 63 bilhões, trazendo um crescimento de 600 para 1.643 redes em todo o país, tendo como o campeão no ranking das franquias – O Boticário – com 2.815 unidades no Brasil, seguido por Kumon (educação e treinamento) com 1.599 unidades, e em terceiro a Colchões Ortobom com 1.414 unidades