Frank
Ciência e Saúde
Na busca constante pelo sucesso profissional e por uma estabilidade financeira, em virtude do modelo econômico predominante mundial, as pessoas têm se dedicado quase que exclusivamente às tarefas profissionais, o que acaba, na maioria das vezes, impossibilitando a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, como também uma prática regular de atividades físicas.
O papel da ciência, nesse cenário, é produzir conhecimento necessário para primeiramente instruir a população mundial sobre os riscos de se manter hábitos como os descritos acima, e para produzir subsídios para a formulação de novas drogas para o tratamento dessas patologias, como também terapias alternativas, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O exercício físico é um fator importante na prevenção e tratamento dessas patologias, bem como na melhora dos aspectos físicos e emocionais. É importante considerar que ambos, o excesso e a falta de atividade física, são prejudiciais à manutenção de saúde.
A atividade física se caracteriza, portanto, como um instrumento onde o indivíduo “modifica” seu organismo a fim de obter melhoras em seu estado de saúde. Se a atividade física for realizada de forma adequada, torna-se um fator determinante do estado de saúde ideal de todos os indivíduos.
A prática regular de atividades físicas traz benefícios para vários órgãos e sistemas do organismo, sendo de suma importância para a manutenção da saúde como também para o tratamento de algumas patologias.
Asma
O próprio exercício físico pode causar sintomas da asma. O processo asmático pode ocorrer após os exercícios físicos de alta intensidade, que exigem aumento do consumo de oxigênio. Com o aumento da frequência respiratória, ocorre perda de umidade das vias respiratórias induzindo liberação de mediadores inflamatórios como a