Fran Oise Dolto
506 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁVICTÓRIA MUELLER NICASTRO
FRANÇOISE DOLTO
CURITIBA
2015
VICTÓRIA MUELLER NICASTRO
FRANÇOISE DOLTO
Trabalho elaborado para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Infantil , do segundo período diurno, do Curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Orientado pela professora Regina Célia Lourenço.
CURITIBA
2015
Francoise Dolto nasceu em 1908. Foi uma psicanalista, cujos mentores na psicanálise foram Lowenstein, Spitz e Garna e na psicanálise infantil, Sophie Morgersten e Leuba. Foi membro fundador da Sociedade Francesa de Psicanálise. Em 1964, Dolto – juntamente com Lacan – foi membro fundador do Colégio Freudiano de Paris.
Dolto teve uma adolescência conturbada, devido aos problemas familiares, à morte da irmã e à separação entre ela e sua cuidadora. Sua relação com a família foi complicada. Seu sonho era ser médica e apesar de sua mãe ser contra, Dolto conseguiu cursar Medicina. Nesse período, ela foi aconselhada pelo pai a iniciar um processo de análise com uma psicanalista chamada René Laforgue.
A partir daí, Françoise se envolveu cada vez mais com a psicanálise. Começou a frequentar hospitais psiquiátricos infantis e a trabalhar com crianças. Ela lança sua tese “Psicanálise e Pediatria” e se torna especialista em psicanálise infantil. Foi uma das pioneiras nessa área e contribuiu – sem dúvida – para o estudo do tema. Criou conceitos importantes, inclusive para além do infantil, portanto, para todo desenvolvimento humano.
De acordo com o documentário “Você escolheu nascer”, a psicanálise deve apontar a carência pública. O comportamento dos bebês pode ser observado e interpretado. Porém, nem tudo se pode saber, somente comentar.
“O que acontece com as crianças que têm dificuldades psicológicas no início de suas vidas?”. Esse é um questionamento abordado por Françoise. Desde o início da vida dos bebês, já há explicação para muitas de suas ações, sendo de muita importância,