FPGA e outros dispositivos program veis
Departamento de Engenharia Química – CTC
FPGA e outros dispositivos programáveis
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns dispositivos lógicos programáveis que estão disponíveis no mercado, com uma ênfase no FPGA.
Projeto de Sistemas Digitais
Professora: Aline Ferreira
Acadêmicos:
Felipe Hashimoto RA
Gabriel Filetti Martins RA 77531
João Vitor Fregato Gomes RA 77971
Lennon José Gazola dos Santos RA 77940
Murilo Coradini RA 79298
Rafael Citelli Crivelaro RA
12 de Novembro de 2014
Introdução
Um dispositivo lógico programável (PDL - Programmable logic device) é um componente eletrônico utilizado para construir circuitos digitais. A ideia desses dispositivos programáveis é permitir que o usuário projete seu hardware personalizado e o implemente em um ou mais integrados programáveis, utilizando alguma ferramenta de desenvolvimento. Uma porta lógica, por exemplo, possui uma função fixa, já o PDL não vem com funções atribuídas, por isso deve ser programado antes de ser utilizado em um circuito.
O FPGA é um circuito integrado que suporta a implementação de circuitos lógicos relativamente grandes. Consiste de um grande arranjo de células lógicas ou blocos lógicos configuráveis contidos em um único circuito integrado. Cada célula contém capacidade computacional para implementar funções lógicas e realizar roteamento para comunicação entre elas.
O FPGA
O FPGA (Fild Programmable Gate Array) é um circuito integrado semicondutor que pode ser configurado por softwares e serve para implementar circuitos digitais, como processadores, interfaces, controladores e decodificadores. Contém um grande número de unidades lógicas idênticas, que podem ser vistas como componentes padrões, podendo ser configuradas independentemente e interconectados a partir de uma matriz de trilhas condutoras e swiches programáveis. Basicamente consiste de um arranjo fortemente condensado de blocos