fotônica
a) Que tipo de tensão (direta ou reversa) deve ser aplicada a um LED para que ele opere como uma fonte luminosa? Explique.
Ao contrário de lâmpadas incandescentes, que iluminam independente da polaridade, LEDs somente acenderão se for aplicado a polaridade correta. A polarização direta, é a tensão que deve ser aplicada ao LED para que a corrente flua e ele possa acender. A maioria dos LEDs existentes no varejo apresenta uma tensão direta entre 1,5 e 2 V, dependendo de suas características.
A tensão reversa, é a tensão que o LED suporta se for inversamente polarizado, se esta for ultrapassada, este certamente queimará. Ao contrário dos diodos comuns, que podem ser construídos para resistir a tensões inversas muito altas (100 V, 500 V, 1000 V ou mais) a grande maioria dos LED'S não suporta tensão inversa alta, estando os limites normais entre 4 e 6 Volts.
b) Apresente alguns tipos de LEDs e suas aplicações.
c) Compare a produção de luz em uma lâmpada incandescente e em um LED, discutindo aspectos como: princípio de funcionamento, eficiência, características da radiação emitida, etc.
O LED assim como as lâmpadas convencionais transformam energia elétrica em luz, no entanto são componentes bem diferentes.
As lâmpadas utilizam filamentos metálicos, que quando aquecidos o suficiente, agitam os elétrons o bastante para a emissão de luz. Entretanto, esse tipo de lâmpada não gera luz num comprimento de onda uniforme, mas sim comprimentos que se espalham por todo o espectro. O que determina a cor que vemos, é a tensão aplicada que ao ser variada faz com que certos comprimentos de onda predominem.
Já o LED é um componente bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado de catodo. conforme aumentamos a tensão no ânodo, começamos a acumular carga positiva nele e, com esse acúmulo, os elétrons no cátodo começam a pular para o ânodo. Quando isto ocorre os elétrons ganham energia, mas como todo sistema tende ao