fotositese
11050 palavras
45 páginas
CAPÍTULO5
Nidia Majerowicz
o QUE MOVE A VIDA?
A fonte universal de energia da biosfera é o sol.
Com exceção das bactérias químio~autotróficas, toda a vida em nosso planeta é direta ou indiretamente dependente da fotossíntese dos organismos clorofilados. Até mesmo as fontes de energia que movi~ mentam as máquinas do nosso cotidiano, tais como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, são pro~ dutos da fotossíntese realizada por organismos que viveram milhões de anos atrás.
Os organismos vivos são sistemas organizados, em permanente estado de não~equilíbrio termodinâmico. A manutenção dessa condição, ou seja, da vida, exige a entrada de um fluxo contínuo de energia livre. Em geral, os processos naturais são espontâneos. De acordo com a segunda lei da T ermodinâmica, os processos espontâneos tendem a ir de uma condição de alta energia para uma condição de baixa energia, dissipando energia térmica durante o processo, até que a condição de equilíbrio seja alcançada. Assim, todos os sistemas tendem a se desorganizar, a se tornar cada vez mais caóticos. Isso significa que a degradação e a desorganização são processos espontâneos nas células, nos ecossistemas, no Universo, e que a organização dos sistemas biológicos encontra-se permanentemente ameaçada. A manutenção da organização, o crescimento e a construção de estruturas complexas só podem ocorrer à
custa de um influxo constante de energia a partir do meio ambiente.
Os organismos não-fotossintetizantes (heterotróficos), como os animais, fungos e bactérias, são de~ pendentes de moléculas orgânicas pré-formadas, obtidas através da alimentação ou absorção, para o suprimento de suas demandas permanentes de energia e de matérias-primas. A degradação de moléculas orgânicas ricas em energia, através da fermentação ou respiração aeróbia, é responsável pela liberação da energia utilizada por esses organismos (Fig. 5.1).
A atividade fotossintética das plantas, das algas e de algumas