Fotografia Científica
Fotografia Científica
Sorocaba
2012
Informações
Fotografia – I
Antigo Hotel Central, o hotel mais freqüentado da cidade na época. Hoje em dia abriga a Previdência Social (INSS).
Fotografia – II
Rua Barão de Itaim. O início da urbanização e transformação paisagística de Itu/SP. A foto mostra o calçamento da Rua Barão de Itaim com paralelepípedos.
Fotografia – III
Defronte o sobrado do Barão de Itu, existe um outro importante marco da arquitetura urbana de Itu. Com a sua elegante fachada ornada com azulejos portugueses, este sobrado pertencia em 1865 ao Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel Correa Pacheco. Por muito tempo ficou sob o comando de Dona Ignácia Correa Pacheco, mulher à frente de seu tempo.
Nele, posteriormente, funcionou a Companhia Ituana da Força e Luz, a Light and Power e a Eletropaulo, que o doou a AFPHESP (Fundação do Patrimônio Histórico e da Energia do Estado de S. Paulo). O museu conta em seu primeiro piso, o cotidiano da sociedade do séc. XVII e no piso superior, a evolução da energia até os dias de hoje.
Fotografia – IV
Igreja da Matriz. A atual igreja foi terminada em 1780 e é o resultado da reconstrução de uma capela mais antiga, realizada sob orientação do Padre João Leite Ferraz. No interior foi mantida a imagem de Nossa Senhora da Candelária da capela anterior. No interior, as pinturas dos tetos da nave e capela-mor foram realizados por José Patrício da Silva Manso (c.1753-1801), que na época tinha como ajudante o frei Jesuíno do Monte Carmelo, que pintou as paredes da capela-mor. Também possui pinturas mais recentes de Almeida Júnior.
A fachada foi terminada apenas em 1831, quando ganhou a torre central e sinos. Em finais do século XIX a fachada foi reformada por Ramos de Azevedo.
Fotografia – V
Sobrado de Bento Paes de Barros (barão de Itu), construído em 1858. Abrigou, entre os anos de 1902 e 1977, o Grupo Escolar