fosforo como fonte de contaminaçao
Módulo 19C- Parâmetros por métodos óticos
Fósforo como fontes de poluição
Consequências da contaminação por fosfatos na natureza e nas águas
Nome: Márcia Daniela Silva Alves
Nº8
Turma: 12ºF
Professora: Cristina Cardoso
Ano letivo: 2013/2014
Índice
Introdução……………………………………………………………… pág. 3
Fósforo como fonte de poluição………………………………...…… pág.4
Determinação de fosfatos em águas………………………………... pág.4
Consequências da contaminação por fosfatos……………………. Pág. 5
Conclusão……………………………………………………………… pág. 6
Webgrafia……………………………………………………………….. pág.7
Introdução
No âmbito da disciplina de Análises Químicas, foi proposto realizar um trabalho sobre o fósforo como fonte de poluição e as consequências por fosfatos na natureza e nas águas.
O fósforo (designado por P) é um elemento químico não metálico, que se localiza no grupo 15 e período 3 da Tabela Periódica. Este elemento possui número atómico 15 e massa atómica 30,973 361. O fósforo foi descoberto pelo alquimista alemão Henning Brand em 1669 em Hamburgo.
O fósforo forma muitos compostos químicos como por exemplo pentóxido de fósforo (P2O5), tricloreto de fósforo ( PCl3), ácido fosfórico (H3PO4), entre outros compostos. No meio destes encontram-se também os fosfatos.
Na química, um fosfato é um ião poliatómico ou um radical constituído por um átomo de fósforo e quatro de oxigénio. Na forma iónica, tem a carga formal de -3, sendo designado como PO43-.
Fósforo como fonte de poluição
Os adubos e fertilizantes usados na agricultura contêm alta concentração de fósforo (fosfatos PO42-) e por isso a poluição das águas e do solo é cada vez mais originando sérios problemas ecológicos da nossa sociedade.
O Fósforo ocorre em águas naturais e em efluentes geralmente na forma de fosfatos de vários tipos (ortofosfatos, piro e metafosfatos e polifosfatos), bem como fosfatos orgânicos. As formas podem estar solúveis ou em