Forças Mecânicas
A força peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra não somente sobre os objetos localizados próximo à sua superfície, mas atuando também a distâncias relativamente longas.
Trata-se do exemplo mais simples de forças de ação à distância. O fato de os objetos caírem sobre a superfície terrestre é a conseqüência mais perceptível da força peso. Em geral, escreve-se a força peso sob a forma, onde g é a aceleração da gravidade. P=mxg
Pode-se determinar que, experimentalmente, em São Paulo o valor aproximado de g é: g=9,8 m/s ao quadrado
Devemos sempre levar em conta a presença da força peso. Geralmente, representamos a superfície da Terra como sendo plana (o raio da Terra é tão grande que é assim que a percebemos). A força peso tem sempre o sentido apontado para a superfície terrestre.
Força Normal
Há uma relação entre a força Peso e a Normal, que para que um corpo esteja em equilíbrio na direção vertical, ou seja, não se movimente ou não altere sua velocidade, é necessário que os módulos das forças Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularão.
A força normal nada mais é do que a reação da compressão que é exercida sobre a superfície.
Partindo desses princípios, podemos definir a força normal como sendo a força aplicada ao corpo pela superfície com a qual ele está em contato. Ela surge em virtude da compressão que o corpo exerce na superfície, a qual reage aplicando uma força no corpo.
A força normal não surge somente do contato com superfícies planas e horizontais. Em qualquer situação em que um corpo tocar e comprimir um outro, surgirá uma reação normal. O termo normal é utilizado em Física para situações em que se forma um ângulo de 90° entre duas direções, daí o fato de essa reação sempre ser perpendicular à superfície de apoio.
No corpo, a força normal terá as seguintes características:
- Módulo: igual ao da compressão que a superfície