Forças contextuais na historia - influencias na psicologia
O contexto histórico influencia muito todas as ciências, positiva ou negativamente, pois é necessário um contexto favorável para que idéias e ações floresçam e perpetuem-se como práticas culturais. No caso da Psicologia, com as mudanças na economia mundial, muitas oportunidades surgiram para que os psicólogos aplicassem seus conhecimentos e técnicas em busca das soluções para os problemas da época do seu surgimento, principalmente os de ordem social, industrial e educacional. Com a Guerra Mundial, a psicologia encontrou terreno fértil para sua evolução devido à necessidade de testes psicológicos para seleção e nivelamento de pessoal para desempenho de determinadas funções; as Guerras e a agressividade humana também foram temas de análise para muitos trabalhos teóricos como Sigmund Freud e Eric Fromm. Preconceito e discriminação são fatores contextuais que restringem o acesso de mulheres e das minorias à educação e às oportunidades de trabalho. A APA (American Psychological Association) foi a primeira sociedade científica a admitir mulheres.
Qual o significado da expressão “escola de pensamento”? A ciência da psicologia atingiu o estágio paradigmático de desenvolvimento? Explique sua resposta.
Uma escola ou corrente de pensamento pode ser entendida como sendo os laços que se constróem para criar e propagar idéias novas. Há muitas divergências entre os profissionais dessa área, e por essa razão não acredito que se possa dizer que atingiu ainda o estado paradigmático, há diversos discursos alternativos que concorrem entre si, sem que qualquer um tenha mostrado sua própria superioridade enquanto teoria psicológica, capaz de unificar os discursos explicativos e os esforços investigativos da comunidade de psicólogos como um todo. Cada grupo adere a sua própria orientação teórica e metodológica, abordando o estudo da natureza humana a partir de diferentes técnicas, e promovendo a si