força magnetica relatorio experimental
1
Introdução
2
2
Metodologia
3
3
Objetivos
4
4
Análise dos Resultados
4
5
Conclusão
6
1
Força Magnética sobre uma corrente elétrica
Yann Lucas Silva
Matheus Capela
Icaro Matheus Natal de Alcântara
Jonas Ega
Resumo
O seguinte experimento consiste na análise da teoria relativa a força magnética em um fio retilíneo permeado por um campo magnético constante no espaço ocupado pelo fio. Podemos concluir que a prática é inválida, devido a proximidade entre os valores teóricos e esperados, e os resultados obtidos. Através de análise gráfica foi possível determinar a razão entre as forças implicadas sobre dois fios de diferentes comprimentos para os mesmos valores de corrente. Neste caso o valor esperado seria 2 e o obtido experimentalmente foi de 1,93 , o que implica em uma diferença percentual de 3 ,46%, a qual julgamos satisfatória.
1
Introdução
A força exercida sobre uma carga q em movimento com velocidade v, devido a um campo magnético B é matematicamente expressada da seguinte forma:
→
−
−
− →
F = q0 →x B v (1)
→
−
−
−→
| F | = q0 → B sen v (2)
onde a intensidade da força é
Caso uma corrente percorra um fio condutor, através da equação (1), sabemos que a força exercida sobre o fio é
→
−
→ →
− −
F = i. L x B
(3)
onde i é a corrente, L é o vetor que tem como modulo o comprimento do fio e B é o campo Magnético.
Em uma situação onde o campo magnético é perpendicular ao fio, podemos com auxílio de uma balança medir a força execida sobre o fio. Como em nosso experimento onde esperavamos determinar a força magnética sobre uma corrente elétrica utilizamos uma balança para calcular a força de Lorentz.
Figura 1:
Onde o módulo da diferença(m0 -ma ) onde seus valores estão anexados em tabela no corpo deste trabalho, e multiplicamos o resultado por g=(9,8m.s2 ), ou seja
F = (m0 − ma )g = mg
2
(4)
Metodologia
Utilizamos na realização do experimento