Força existente na rampa de skate
ENERGIA POTENCIAL
Energia potencial é o nome dado a um tipo de energia que está “armazenada” em um corpo ou sistema físico que está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional em função da posição que ele ocupa, isto é, que a qualquer momento pode se manifestar. Como essa energia é derivada de forças conservativas, a trajetória do corpo não interfere no valor final da variação da energia potencial, o que importa são a posição final e inicial. Essa energia tem a capacidade de se transformar em outra, como por exemplo a cinética. A medida que o corpo perde energia potencial ganha energia cinética, ou também pode ser o contrário.
ENERGIA CINÉTICA
Energia cinética é um tipo de energia mecânica que se caracteriza a um corpo por estar em movimento, mas está ligada também a massa desse corpo e a velocidade. A massa do corpo também é proporcional à força cinética. Considerando dois corpos de mesma velocidade, o mais pesado possui mais energia cinética. Existe uma ligação da energia cinética ao trabalho, uma energia que se obtém por meio do uso de uma força num determinado trajeto.
FORÇA DE ATRITO DE ROLAMENTO
Numa pista de skate durante o percurso existe uma força de atrito, que nesse caso é a força de atrito de rolamento.
Força de atrito de rolamento age quando duas superfícies, como o próprio nome enfatiza, “rolam” uma sobre a outra. Isso acontece pois as duas superfícies não são perfeitamente lisas, chamado de atrito estático. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles. Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito.
http://www.infopedia.pt/$energia-potencial;
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/energia2.php;