FORUM A HIDROGINÁSTICA É BENÉFICA OU NÃO PARA QUEM TEM OSTEOPOROSE?
375 palavras
2 páginas
SISTEMA LOCOMOTOR E ÓSSEO – FÓRUMFco. Alex Alves Teixeira (graduando em licenciatura em educação física FATENE-CE)
FORUM A HIDROGINÁSTICA É BENÉFICA OU NÃO PARA QUEM TEM OSTEOPOROSE?
DISCUTA ESSA REFLEXÃO E EMBASE CIENTIFICAMENTE SUA RESPOSTA, COLOCANDO SUA FONTE DE PESQUISA
Takeshima (2002) apud Moreira (2004), em estudo feito no Japão com pessoas entre 60 e 75 anos de idade que praticaram a Hidroginástica por 12 semanas, em sessões de 70 minutos, 3 vezes por semana, verificou um aumento do VO2máx. e da flexibilidade, além de relevante incremento da força em todos os praticantes. Lopez e Silva (2002), estudaram os efeitos da Hidroginástica na Osteoporose. Em 1 ano de trabalho, com frequência de 3 vezes por semana, alunas de 60 a 77 anos que faziam reposição hormonal tiveram diminuição do IMC (Índice de Massa Corporal) e da gordura corporal, além do aumento do peso magro e da flexibilidade, sendo que 70% das alunas melhoraram a DMO da coluna lombar e 60% do fêmur.
Segundo Wysong (2003) apud Moreira (2004), os exercícios aquáticos melhoram o equilíbrio em mulheres no período pós-menopausa, e podem indiretamente ajudar a impedir quedas, de acordo com um estudo apresentado no II Encontro Anual da Sociedade Americana para a pesquisa do osso e seus minerais. Nesse trabalho, 73 mulheres foram divididas em três grupos: praticantes de hidroginástica, praticantes de ginástica localizada e grupo controle. Ao fim do estudo, ambos os sujeitos dos grupos que fizeram atividades físicas obtiveram ganhos de força, correção da postura, melhora do equilíbrio, da marcha e da execução das atividades cotidianas. Contudo, as mulheres treinadas na água, apresentaram maiores níveis de equilíbrio lateral, o que pode ajudar muito na prevenção de quedas.
De acordo com Clark (2003) apud Moreira (2004), um grupo de mulheres no período pós-menopausa se exercitou tanto na água quanto fora dela. O impacto vertical dos exercícios aquáticos mostrou ser bastante significativo no