FORTALEZA DOS REIS MAGOS

277 palavras 2 páginas
FORTALEZA DOS REIS MAGOS

“A Fortaleza altiva, agarrada às raizes.
Nem parece sentir as fundas cicatrizes,
Dos golpes com que o mar o seu corpo tortura.
Evocando o passado, avistam as sentinelas.
No cruzeiro do sul a cruz das caravelas
E as flechas de Poti rasgando a noite escura’.
Palmira Wanderley

FORTALEZA DOS REIS MAGOS

A construção da Fortaleza foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis; essa data é feriado municipal em Natal.

A construção demorou 30 anos. A fortaleza foi construída sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.
O arquiteto, que era também o padre da missão portuguesa, chamado Gaspar de Samperes, adotou o estilo que era o convencional da época: um forte de cinco pontas. A fortaleza tinha vistas para o oceano, o rio Potengi, as matas e o que veio a se tornar a cidade de Natal.
A fortaleza foi dominada pelos holandeses de 1630 a 1654, quando foi retomado pelos portugueses. Além desse episódio, a fortaleza teve presença histórica em outros momentos; por exemplo, a fortaleza foi usada como prisão pelos portugueses para confinar os que tentavam a Independência, e a seguir foi utilizado pelos brasileiros para confinar os rebeldes portugueses.
A História é contada com riqueza de detalhes pelos guias que trabalham no forte. Ao visitar a fortaleza, é bastante recomendável fazer-se acompanhar de um guia (o valor pago fica a critério do visitante); a visita vale como uma aula de História.

UERN- CAMPUS NATAL

Aluno (a): Amanda Cristina Faustino Pinheiro
Prof. Marília Medeiros
Curso: Turismo 2° Período

Relacionados