Forro
ORIGEM DO NOME: FORRÓ
O termo forró, segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, deriva de “forrobodó”, que significa: arrasta pé, farra, confusão, desordem.
HISTÓRIA DO FORRÓ
A história do forró começou em 1920 no sertão de Pernambuco quando os colonizadores Europeus vieram para o Brasil construir ferrovias e com eles trouxeram está festa conhecida como For All, que significa para todos. Com o estilo xaxado por causa dos pés, as pisadas, está dança era coreografada individualmente e a festa era realizada todos os anos no período de colheitas e safras.
Tudo começou com dois pra lá, dois pra cá e em 1941 esse ritmo começou a tocar em bailes, bares e festas, onde o ritmo recebeu o nome de Xote, nome que veio da Europa. Foi batizado com esses nomes por causa dos pés dos dançarinos.
O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950 com Luiz Gonzaga que cantava suas músicas retratando a realidade do nordeste como a fome e a seca.
Para comemorar o dia de são João no interior de Pernambuco, foram feitas varias músicas de origem do forró, que ai se denominou a dança da quadrilha, onde se espalhou por outros estados.
Em 1980 o ritmo mudou de nome, saindo de Xote para o Coladinho, denominado na Paraíba com a mesma música. Logo em seguida, veio a denominação Pé de Serra e mais tarde outra denominação, o Arrasta Pé.
Em 1990 veio a modernização do forró. Surgiu no Ceará, saindo dos instrumentos sanfona, zabumba e triangulo para o forró eletrônico, guitarra, baixo e teclado, criando uma nova denominação, o forró bate coxa (eletrônico). Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento dos nordestinos, e passaram a abordar conteúdos que atraíssem os jovens.
No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
CARACTERÍSTICA:
Uma das principais características do forró é o ato de