Formigas
Tempo de duração: Quatro meses com duas aulas por semana.
Disciplinas envolvidas: Português, Ciências e Arte.
Público alvo: 2º inicial D
Primeiras palavras: O aluno é a razão de ser da escola. Portanto, devemos auxiliá-los, oportunizar e incentivá-los a levantar hipóteses, tirar conclusões e construir o seu conhecimento. O projeto, neste caso, é uma ótima proposta pedagógica que permite ao aluno vivenciar experiências com o conhecimento, leva a turma a organiza-se, a gerir seu espaço, seu tempo de forma significativa e prazerosa. Por isso, surgiu à necessidade de fazê-los sujeitos de sua própria aprendizagem e o meio escolhido foi à construção de projeto que fosse feito, desde a escolha do tema, as etapas e o desenvolvimento do mesmo. Em todas as etapas a mediação da professora se fez necessária. Abaixo se pode ver o resultado de uma quinzena de trabalho, ele mostra a competência e as habilidades de crianças de seis e sete anos de idade.
Justificativa do projeto: As formigas são organizadas, trabalhadoras e fortes. Elas são importantes para a natureza porque trabalham muito fazendo buraquinhos no chão para a terra respirar. Algumas formigas são perigosas para nós, os humanos. Elas picam para se defenderem porque pensam que vamos atacá-las.
Porque elas são interessantes e importantes, nós iremos estudá-las.
Objetivos:
Descobrir se as formigas tem veneno;
Entender como as formigas carregam cinco vezes o seu próprio peso;
Conhecer o trabalho delas;
Descobrir como nasceu a primeira formiga;
Saber como elas se alimentam;
Descobrir como esse inseto se defende dos predadores;
Entender porque elas somem no inverno.
Metodologia: O projeto será desenvolvido durante quatro meses e sua culminância será no mês de junho devido ao fechamento do semestre e a semana do Meio Ambiente. Será fotografado, filmado em todas as suas fases e murais serão construídos para expor as descobertas que forem surgindo. As observações acontecerão