Formação Social, Econômica e Política do Brasil Fund. Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I
POLO: INDAIATUBA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Fund. Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I
NOME: TATIANE MENDES
NOME DA CIDADE
2014
SUMÁRIO
Passo 1...............................................................................................................3
Passo 2...............................................................................................................4
Passo 3................................................................................................................5
Referências..........................................................................................................6
PASSO 1
Na década de 70, que o Movimento de Reconceituação apresentava nítida influência do pensamento Althusser divulgado pelo seu texto “Os aparelhos ideológicos do estado” (ARTHUSSER,1988, PAG 17).
O assistente social tendo conhecimento e base que nem sempre eram assimilados, passaram a adotar uma postura contraria da pratica institucional colocando-os em confronto com as instituições, sendo assim crescia a participação dos movimentos populares o que dava força a prática política.
No fim da década de setenta e inicio dos anos oitenta o movimento começou a receber influência de Gramsci, através de suas obras entre as quais se destacavam os intelectuais e a organização da Cultura” e “Concepção dialética da história.
Nessa época preocupava-se com o processo de libertação do autoritarismo e à luta pelo direito da cidadania. O novo desafio consistia em construir uma teoria de Serviço Social a partir dessas praticas. Buscando-se a definição da especificidade da pratica do Serviço Social em meio a outras praticas sociais. Entrava em questão tanto a disciplina como a formação do profissional até a relação da pratica com os conhecimentos teóricos vinculados. Outros profissionais