Formação do brasil contemporâneo
A Revolução de 1930 provocou profundas mudanças em nosso país, derrubaram a República Velha ou a República do café com leite dando fim as oligarquias e iniciando uma nova era. Suas causas foram:
A crise do café. A crise mundial de 1929 teve reflexos também em nossos país pela queda de exportações e os preços desse produto. O governo concordou em estocar o excedente, mas estabeleceu uma cota de produção para cada Estado produtor. Isso descontentou os cafeicultores.
O desenvolvimento urbano. Cresceu bastante o número de pequenos comerciantes e de trabalhadores assalariados. A população urbana aumentou consideravelmente e ela pretendia participar da vida política do país.
O assassinato de João Pessoa. Importante político paraibano e candidato a vice-presidência na chapa de Getúlio Vargas, João Pessoa foi morto no Recife e a oposição responsabilizou o governo federal pelo crime.
A eleição de Júlio Prestes. Pela política do café com leite caberia a Minas Gerais indicar o substituto do presidente Washington Luís, paulista. Rompendo o acordo Washington Luís indicou como candidato oficial, Júlio Prestes, presidente de São Paulo.
Boris Fausto explica que a crise econômica mundial afetou economicamente o país, pois, com a transferência dos mecanismos de defesa do café para o instituto do café do Estado de São Paulo, feita pelo governo, houve uma quebra financeira. O instituto acostumado a trabalhar na formação de estoques reguladores fez um empréstimo de dez milhões de libras esterlinas para criar seu estoque em 1928-29, mas na safra seguinte, em meio à crise mundial gigantesca, a tendência do preço do café foi de cair e muito, fazendo assim