FORMAÇÃO DE PÚBLICO Relato de Trabalho com Grupos Sociais sobre Formação de Público com a Arte- Educação
Relato de Trabalho com Grupos Sociais sobre Formação de Público com a ArteEducação
NASCIMENTO, Danilo França do
OLIVEIRA, Darleny Tavares Goes Cardoso de
FONSECA, Ramon Gustavo
SILVA, Renata Patrícia da
INTRODUÇÃO
O material presente é resultado do desenvolvimento de um trabalho de pesquisa a partir de um projeto social proposto pelo docente Prof° Ricardo Carvalho, da disciplina de Jogos Teatrais II, na Universidade Federal de Ouro Preto.
O projeto visa à formação de espectadores teatrais, ao mesmo passo em que propicia o primeiro contato cujos alunos se tornam alunos-oficineiros, desenvolvendo a capacidade do mesmo a lecionar, já que a habilitação do curso é na modalidade de Licenciatura.
Os públicos alvos foram as Garotas de Programa da Boite Funny Night Club, público discriminado e tido como marginalizado pela sociedade, e as Garis do departamento de limpeza de Ouro Preto, pessoas simples que estão inseridas dentro de um contexto social e por vezes não percebem a possibilidade de alterar o mesmo. O objetivo é o aproveitamento e a compreensão do texto, gerar discussões a partir do que foi apresentado (ou seja, a peça) e trabalhar o texto com situações propostas por eles. Há também o objetivo de trabalhar oficinas com montagem de cenário e/ou figurino, onde se possam discutir o porquê e fazer com que o grupo trabalhe em função do espetáculo. Trabalhar também o ritmo, percussão, música e dança. Trabalhamos a linha de segmento do autor e dramaturgo Bertold Brecht que norteou e fundamentou a produção do projeto. “Mãe Coragem e Seus Filhos” e “O
Círculo de Giz Caucasiano” foram os textos que embasaram nossas oficinas e cenas. PÚBLICOS ALVO
Garotas de Programa. Espaço Físico: Funny Night Club
Durante alguns dias foram feitos alguns telefonemas tanto para explicarmos sobre o projeto, quanto para agendarmos um dia em que elas poderiam nos receber.
Quando conhecemos as meninas fomos recebidos de várias formas.