Formaçaõ do preço de vemda
Para fazermos a análise do custo/volume/lucro utilizando das ferramentas administrativas: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e as alavancagens operacional, financeira e combinada, precisamos entender a composição dos custos de fabricação de um produto e o comportamento dos mesmos.
Comportamento dos Custos
O comportamento dos custos refere-se à maneira como o custo muda quando uma atividade muda.
Inicialmente é importante definirmos o custo do qual estamos falando, é o custo de produção, é o gasto utilizado na transformação de bens e serviços em um novo bem ou serviço.
Estes custos devem ser classificados para que seja possível aproveitar mais das informações geradas na sua apuração.
Classificação do comportamento dos custos: variáveis e fixos.
Veja o item 5 (a partir da página 22) do livro Controladoria disponível em http://www.crcrs.org.br/arquivos/livros/livro_controladoria.pdf
Custo Variável
É tudo aquilo que é gasto na produção que varia de acordo com o volume de produção. Se no total gasto com aquele item é possível afirmar que haverá variação em função do volume produzido, em relação a cada unidade do produto fabricado vamos perceber que não haverá variação, pois se para uma unidade produzida eu tenho o mesmo custo, para cada unidade produzida eu terei o aumento no custo em valor igual.
Neste gráfico podemos perceber que para cada unidade fabricada, temos o aumento de R$10,00 no gasto total.
Assim sendo, podemos representar graficamente o Custo Variável Unitário da seguinte forma:
Custo Fixo:É tudo aquilo que é gasto na produção que não varia de acordo com o volume de produção. Este custo é referente a estrutura da fábrica, se tomarmos como exemplo o salário do gerente de produção de R$5.000,00 e considerando que o mesmo não recebe por comissão ou produtividade, vamos perceber que se a empresa produzir 10 ou 80 unidades, o gasto com o