FORMAS DE RELEVO
A superfície terrestre è caracterizada por diferentes fisonomias , devido a atuação dos agentes internos e externos , que resultam, principalmente em : cadeias montanhosas, planaltos,planices e depressões.
Podemos destacar aspectos em cada uma :
CADEIAS MONTANHOSAS : São elevações, acentuadas ,que surgem do “choque” entre duas placas tectônicas. O Brasil não possui esse tipo de relevo.
PLANALTO: são relevos desgastados , que apresentam diferentes aspectos , quanto a suas formas e a altitude. As serras , morros e chapadas pertencem a esse tipo de relevo , e estão presentes na região centro-sul do Brasil.
DEPRESSOES: A formação de depressão é resultado das ações dos agentes formadores do relevo, principalmente a água e o vento. São superfícies pouco inclinadas, mais baixa que os planaltos , e podem ser absolutas (abaixo do nível do mar) e relativas (abaixo das áreas circunvizinhas). O Brasil apresenta apenas depressões relativas
PLANICES : como o próprio nome já diz , são planos , baixos , formados pela decomposição de sedimentos . Encontrados ás margens de rios, lagos e na faixa litorânea.
Devido a suas diferentes formas , pode beneficiar as atividades produtivas , por exemplo , a agricultura nas áreas de planíces. Porem pode atrapalhar a fixação de grupos em áreas como as montanhas , pois as mesmas apresentam baixas temperatura e os solos são masi rasos.
Tendo em vista esses empecilhos , o ser humano, então, percebeu a necessidade de melhoria na forma produtiva e ate mesmo na forma como eles produziam , desenvolveram técnicas para compensar o que a natureza não os beneficiavam.
RELEVO BRASILEIRO
O relevo brasileiro é muito antigo, por isso é caracterizado por altitudes muito baixas.
O Brasil esta localizado em uma área muito vantajosa, esta no centro da placa Sul-Americana por isso apresenta ua=ma estabilidade geológica , pois os movimentos ocorreram na era Pré-Colombiana e na era Mesozaica , algunns fenômenos vulcânicos cobriram grande