FORMAS DE PROJE O NOS TESTES PROJETIVOS
PROJEÇÃO ESPECULAR – a pessoa “(...) reencontra características, que pretende serem suas, na imagem do outro”. (p. 30)
PROJEÇÃO CATÁRTICA – a pessoa “(...) atribui à imagem do outro não mais as suas características ou as que desejaria fossem suas, mas as que erradamente pretende não ter, recusa considerar como suas e das quais se livra (catarse), deslocando-as para outro”. (p. 30) PROJEÇÃO COMPLEMENTAR – “a pessoa atribui aos outros sentimentos e atitudes que justifiquem as suas”. (p. 30)
1. H-T-P (House-Tree-Person)
O H-T-P é um teste projetivo gráfico: avalia a personalidade através do uso de desenhos.
A natureza atraente da tarefa de desenhar torna o uso do H-T-P especialmente adequado nas situações onde a comunicação verbal direta de materiais conflitivos é improvável por causa de obstáculos nas capacidades verbal e motivacional.
2. A projeção no H-T-P
A situação do teste, com o material ambíguo, força o cliente a preencher um vazio justamente com os recursos profundos de sua personalidade.
Há o avivamento nesta pessoa de conflitos psicológicos e desencadeamento de angústias e regressão, que aparecem no conteúdo das respostas.
Os mecanismos de defesa aparecerão nas características formais das respostas.
3. Objetivo geral do H-T-P
Avaliar como a pessoa vivencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. A tarefa pode ser vista como uma amostra inicial do comportamento do cliente, possibilitando ao psicólogo conhecimento das reações do cliente frente a uma situação consideravelmente.
4. Objetivos específicos do H-T-P
Casa: apresenta aspectos “(...) referentes ao lar e às relações interpessoais íntimas. Para os participantes, a casa parece salientar o ajustamento aos irmãos e aos pais, especialmente com a mãe. Para os adultos, é representado o ajustamento a situações domésticas em geral e, mais especificamente, ao esposo (a) e aos filhos (se tiver algum). O desenho da casa dá uma