Forense Computacional em Cloud Computing
1 INTRODUÇÃO
O avanço da Tecnologia da Informação (TI) tem proporcionado diversos benefícios a todos os setores, e como consequência é evidente que sua infraestrutura tem tornando-se cada vez mais complexa e indispensável, tomando conta do dia a dia das pessoas. Uma importante evolução foi a introdução do conceito Cloud Computing, que trouce consigo benefícios e novos serviços aos seus clientes.
Segundo o Instituto Nacional de Padrões Tecnológicos do EUA (NITS) “Cloud Computing é um modelo que permite de forma conveniente, o acesso à rede sob demanda para um conjunto compartilhado de recursos de computação configuráveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e lançados com o mínimo de esforço de gestão ou a interação de um prestador de serviços.”.
Tendo em vista esses benefícios e novos serviços da virtualização com o Cloud Computing e seu constante uso, abriu-se mais um “leque” de opções com diversos riscos, pois muitos deles podem proporcionar transtornos ou prejuízos para suas vítimas, “Nestas situações e existindo previsão penal, surgem os denominados crimes cibernéticos, que se caracterizam pela prática de delitos no ou por intermédio do ambiente cibernético, ou seja, da internet.” (WENDT E JORGE, 2012).
Neste contexto e ainda para (WENDT E JORGE, 2012) podemos afirmar que a ocorrência desses crimes tem apresentado um crescimento acentuado, seja pelo aumento do número de usuário ou pelas vulnerabilidades existentes. Com tudo é notório que o tema merece atenção por apresentar dificuldades por parte dos órgãos que realizam as investigações desses crimes.
Segundo (Dr. H. B. Wolf) “Forense computacional é uma série metódica de técnicas e procedimentos para coletar evidências de sistemas computadorizados, de dispositivos de armazenamento ou de mídia digital, as quais podem ser apresentadas em um foro de forma coerente e em formato inteligível.”.
Dessa forma, com