Fontes renováveis
As fontes de energia renováveis são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem possibilidade de esgotamento dessa mesma fonte É fontes que não prejudicam a natureza e, como o nome diz, não se esgotam. São perenes - diferentemente do petróleo e do carvão, por exemplo. Exemplos de fontes renováveis de energia: a energia solar (cujos raios são captados por meio de painéis solares em construções), a energia eólica, ou seja, do vento (por meio de turbinas eólicas e enormes cata-ventos), a energia hídrica (pode ser gerada por turbinas aquáticas) e a biomassa (que tem como fonte resídua da agricultura e das florestas e tudo que é biodegradável e biodiesel, entre outros).
Além da vantagem de não se esgotarem, essas fontes de energia também são geralmente consideradas formas de energia limpa, porque não agridem o meio ambiente. Na verdade, algumas fontes renováveis também geram poluição, mas essa agressão à natureza é considerada muito pequena se comparada às fontes não renováveis.
Ah, sim! Você quer saber o que são fontes não renováveis? Como o próprio nome diz, são fontes de energia que vão se esgotar com o tempo, pois não se renovam com facilidade. Um exemplo são os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão. Não é possível repor o que gastamos de cada um desses combustíveis, pois foram necessários milhões de anos para que eles se formassem. Suas reservas são, então, limitadas e, com o uso, um dia se acabarão. Esses combustíveis têm também outras desvantagens: são altamente prejudiciais ao meio ambiente e ficam concentrados em algumas regiões do mundo – ou seja, nem todos os países têm acesso fácil a eles. Por isso, cada vez a ciência tem se ocupado em buscar outras fontes de energia, mais democráticas e menos poluentes.
Sustentabilidade
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é