Fontes de tensão
GIANNY MAXIMILLIAN DE SOUZA E SILVA
Fontes de tensão
UBERABA – MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
GIANNY MAXIMILLIAN DE SOUZA E SILVA
FONTES DE TENSÃO
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletrônicos do segundo semestre do cursos de Engenharia Elétrica.
UBERABA – MG
2014
1. INTRODUÇÃO
Trabalho sobre fontes de tensão elétrica com princípios: Eletromagnétismo Químico Fotoelétrico Termoelétrico Piezoeléctrico
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Principio de eletromagnetismo
O magnetismo é o poder de atração do ferro magnético e a capacidade que ele possui de se orientar na direção norte e sul, um poder indutor. Um fenômeno básico no processo de andamento de geradores, motores elétricos, reprodução de voz e de imagens, armazenamento de memória de aparatos tecnológicos como os computadores, entre outras aplicações.
Bobina motor elétrico Sistema de transformação de tensão
Um objeto semelhante que reproduz o eletromagnetismo é o imã, pois possui propriedades atrativas, tendo dois polos norte e sul que são inseparáveis.
A teoria desenvolvida por Maxwell unificou a relação existente entre eletricidade e o magnetismo. No estudo do eletromagnetismo é possível ver que a corrente elétrica além de produzir efeitos no próprio fio, afeta também o espaço ao redor dele, ou seja a corrente elétrica faz surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade.
2.2 Principio eletroquímica
Eletroquímica é a parte da química que estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação, onde um perde elétrons e o outro ganha através do processo de oxirredução.