Fonte de Financiamento
Introdução: O presente trabalho é sobre as fontes de financiamento “menos convencionais” como: factoring, leasing, capital de risco, etc..
Iremos ainda falar relativamente a estes, e as suas vantagens, desvantagens, alguns custos associados e logicamente o que trata cada um deles. Este tema é nos bastante é nos bastante importante, uma vez que iremos apresentar a prova de aptidão profissional e escolher uma destas fontes de financiamento.
Crédito bancário
Consiste na disponibilização de uma determinada quantia em dinheiro por parte de instituições bancárias aos seus clientes (empresas ou particulares). Este terá um retorno do valor, acrescido de juros e comissões.
Vantagens
Permite-nos ter acesso a dinheiro, esta é a principal vantagem e função do crédito.
Juro sobre empréstimos dedutíveis ou seja os juros de empréstimos pagos são dedutíveis para efeitos de IRC.
Forma de financiamento prática.
Desvantagens
Dificuldade de obtenção: Cada vez mais dificuldade de obtenção dos empréstimos.
Garantias: São necessárias garantias pessoais para garantir o crédito.
Risco: É importante que não se peça mais do que o que precisa para conseguir reembolsar tudo depois.
Termos fixos: Dependendo da sua situação financeira, pode ser difícil cumprir o prazo acordado
Custos associados
São acrescido juros fixados previamente, num prazo acordado, tudo feito de acordo com as regras estabelecidas pelo mercado financeiro e com um contrato assinado.
Crowdfunding
O Crowdfunding consiste em financiar projetos através de plataformas onde a crowd (o público) financia individualmente com pequenos montantes, até perfazer a totalidade do financiamento necessário. Normalmente, os projetos apenas são financiados quando a crowd se compromete a financiar 100% ou mais do montante proposto.
Vantagens
A plataforma acaba por ser uma excelente