Fonte chaveada
Função: Uma fonte chaveada (em língua inglesa switched-mode Power supply) é uma unidade de fonte de alimentação eletrônica que incorpora um regulador chaveado; ou seja, um circuito controlador interno que chaveia a corrente, ligando e desligando rapidamente, de forma a manter a tensão de saída estabilizada. Reguladores chaveados são utilizados para substituição de reguladores lineares mais simples, quando uma eficiência maior, menor tamanho e maior leveza são requeridos.
Classificação: As fontes chaveadas podem ser classificadas de acordo com a forma de onda da tensão de entrada e de saída conforme segue: * Entrada CA, saída CC: retificador * Entrada CC, saída CC: conversor de tensão, ou conversor de corrente ou conversor CC/CC * Entrada CA, saída CA: Conversor de freqüência, cicloconversor * Entrada CC, saída CA: inversor
Sendo que CA e CC correspondem, respectivamente, às abreviações de corrente alternada e corrente contínua.
Uma fonte chaveada em funcionamento:
A figura mostra as etapas de funcionamento de uma fonte chaveada. Inicialmente a tensão da rede elétrica é retificada e filtrada. Não existe dificuldade técnica na retificação de tensões elevadas. Quanto à filtragem, podem ser usados capacitores de menor valor, pois a corrente é mais baixa, apesar da tensão ser elevada. O resultado é uma tensão contínua de valor elevado. Esta tensão passa por um transistor de chaveamento que a transforma em uma onda quadrada de alta freqüência, entre 100 e 200 kHz. Este transistor opera como uma chave elétrica que abre e fecha o circuito para a passagem de corrente, em alta velocidade. Esta onda quadrada passa por um transformador e tem sua tensão reduzida, porém com valor de corrente maior. Este transformador pode ser pequeno, já que opera com freqüência muito mais elevada, e quanto maior é a freqüência, maior é a facilidade que um transformador tem para fazer o seu trabalho.
Temos então uma corrente alternada, mas com amplitude