Fonanceiro
2939 palavras
12 páginas
Fluxo de CaixaO fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa.
Ele é uma ferramenta de apoio, que o empreendedor preenche com os dados financeiros da empresa em um determinado período. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.
Finalidade: Sabidamente, uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras e é essa a finalidade do fluxo de caixa.
O objetivo básico da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros.
O fluxo de caixa tem 5 partes básicas:
1. Saldo inicial
É o dinheiro disponível em caixa e em todas as contas bancárias
2. Entradas de caixa São vendas a vista e outros recebimentos do dia
3. Saídas de caixa
São todos os pagamentos feitos no dia
4. Saldo operacional
É o resultado das Entradas de caixa menos as Saídas de caixa
5. Saldo final de caixa
É a soma do Saldo inicial com o Saldo operacional
Com o fluxo de caixa, o empreendedor consegue responder:
• Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?
• Posso dar mais prazo para os meus clientes?
• Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?
• Preciso pegar dinheiro emprestado?
O Fluxo de Caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Através de sua elaboração é possível prognosticar eventuais excedentes ou es É difícil preparar o Fluxo de Caixa?
Para as empresas que têm os controles financeiros bem organizados, a preparação do fluxo de caixa é fácil. Entretanto, se a empresa ainda não tiver controles de forma organizada, é bastante provável que, nos três primeiros meses, o fluxo de caixa ainda não seja um documento confiável, porque algumas projeções ficarão ou superestimadas, ou