Folhas
Introdução
As folhas são apêndices laminares do caule. São geralmente clorofiladas e apresentam crescimento limitado. Quando completa a folha é constituída de peça laminar denominada limbo, de parte estreita geralmente subcilíndrica denominada pecíolo e de parte basal que pode ser provida de estípulas e de bainhas. As estípulas são formações geralmente laminares que aparecem na base foliar. As bainhas correspondem a bases foliares alargadas que envolvem total ou parcialmente o caule. As principais funções das folhas são: fotossíntese, transpiração e respiração.
Origem da Folha
O embrião em especial a gêmula do embrião é o ponto de origem das primeiras folhas do vegetal. As folhas subsequentes originam-se como expansões laterais exógenas dos caules. Caule e folha possuem origem comum, diferindo estruturalmente na disposição relativa dos tecidos.
Morfologia Foliar
Uma folha pode ser completa ou incompleta, no primeiro caso devemos considerar o limbo, o pecíolo e a base foliar, no segundo caso, falta o pecíolo, provida ou não de bainha e estípulas.
Quando uma folha não possui pecíolo é denominada folha séssil.
Quando a base foliar se apresenta diferenciada em bainha, a folha é designada invaginante.
Quando a folha não possui pecíolo e limbo foliar envolvem completamente o caule, se denomina amplexicaule.
Limbo Foliar
O limbo foliar ou folha propriamente dita, corresponde à expansão laminar, frequentemente verde onde se observam duas faces. A face ventral, também denominada adaxial ou superior, apresenta-se brilhante e tem sua origem voltada para o caule, por isso pode ser denominada face interna. A face dorsal, também denominada abaxial, inferior ou externa, é geralmente pouco brilhante e percorrida por nervuras salientes.
O limbo foliar pode ser estudado levando-se em conta as seguintes características: forma, onde podem ser considerados o contorno, a base, o ápice e a margem subdivisão do limbo, nervação, coloração, consistência e superfície.