Folder sobre Zanine
Sites que falam mais um pouco sobre Zanine: http://projetoddesign.com.br/designers/detalhes/id/43 http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa25335/zanine-caldas http://www.acasa.org.br/expo/zanine/ http://www.dcoracao.com/2009/06/zanine-caldas-parte-i.html
Nomes: Thalia, Paula, Lais e Naiara
Cadeira em N. Elas são produzidas atualmente pela empresa paulista Móveis Z – Reedição.
Nas dezenas de casas que fez no bairro carioca de Joatinga, Zanine mesclou a inspiração colonial a toques modernos e adotou a ideia de preservação do meio ambiente – como nesta, dos anos 1970, com portão de madeira de demolição. Teve uma trajetória eclética e também atuou como paisagista, artista cerâmico e escultor.
José Zanine Caldas
Arquiteto, designer, maquetista. Trabalha, na década de 1940, como desenhista do escritório Severo & Villares e como membro do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Sphan. Abre um ateliê de maquetes no Rio de Janeiro, onde trabalha entre 1941 e 1948, e, por sugestão de Oswaldo Bratke (1907 - 1997), transfere-o depois para São Paulo, em atividade de 1949 a 1955. O ateliê atende os principais arquitetos modernos das duas cidades, e é responsável pela maioria das maquetes apresentadas no livro Modern Architecture in Brazil, 1956, de Henrique E. Mindlin. Em 1949, Caldas funda em São José dos Campos, São Paulo, a fábrica Móveis Artísticos Z e se desliga da empresa em 1953.
Considerado Rei da Madeira
Trabalhou com grandes arquitetos como: Lúcio Costa, Oswaldo Arthur Bratke e Oscar Niemeyer. Eles assinaram alguns projetos de Zanine.
Em 1980, fundou o Centro de Desenvolvimento das Aplicações da Madeira (DAM), no Rio de Janeiro, um núcleo de estímulo à pesquisa sobre o uso das madeiras brasileiras na construção