folcore
O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de "antiguidades populares". Neste início de sistematização os pesquisadores procuravam abordar a cultura popular através de métodos aplicados ao estudo da cultura erudita.
O termo folclore (folklore) é um neologismo que foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares.
Cultura Material X Cultura não material
A cultura material são as coisas que se pode pegar como produtos de antiquários (tapete, jóia, livros e outros) e tambem castelos, templos, pirâmides, artesanatos, torres de outra civilizações ou das mesmas que temos só que de outras épocas.
A cultura Imaterial seriam as tradições como as que o folclore trazem, os ensinamentos como as religiões também são bagagens culturais, temos as receitas de macarrão que são passadas de mãe para filha e outra que há muito tempo foram inventadas e que até hoje são feitas. Histórias que apesar de serem trazidas em livros, a partir do momento que fazem parte do seu conhecimento já se tornam uma bagagem cultural.