folclore e suas tradições
RA 1114706
FOLCLORE E SUAS TRADIÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso de
Licenciatura em Artes, ano 2014, do Centro
Universitário
Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de FOLCLORE E
SUAS
TRADIÇÕES
sob
a
orientação do Professor : Newton
Gomes Ferreira.
BATATAIS / SP
2014
A PETECA
Segundo registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação,paralelamente aos seus contos e histórias. O nome peteca vem do Tupi e significa esbofetear, golpear ou bater com a mão espalmada.
È um esporte praticado em varias regiões do Brasil e tem como origem o estado de
Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região.
Eram utilizados tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, o artefato era arremessado entre os índios como forma de diversão.
Trata-se também de uma modalidade esportiva que se apropriou-se de parte da estrutura do voleibol na organização do espaço e do controle de jogo, tais como ; a altura da rede, a contagem dos pontos, os fundamentos (toque, cortada, saque e defesa).
A peteca é tapeada de um lado para o outro da quadra, em toque único, isto é, não se permite a armação de jogadas como no voleibol. Pode ser praticado individualmente ou em duplas, o objetivo é fazer a peteca tocar no espaço de jogo adversário delimitado pelas linhas laterais e de fundo.
O objetivo do jogo proposto é:
Estimular a agilidade, coordenação motora, condicionamento físico, mira, força, noção de espaço, ritmo, respiração, conhecimento do folclore nacional e cultura indígena.
Faixa etária :
Acima de seis anos
Participantes:
Mais de dois
Material :
Uma peteca
Materiais para a fabricação da peteca :
Sacola plástica, tesoura, papel, areia.
Em primeiro lugar, com a tesoura, cortamos um saco plástico em forma circular e o enchemos com papel e areia para dar peso, apertando o papel até que fique com o formato de uma bola.