Fluxo de Caixa, Administração de Finanças
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 15
1 FLUXO DE CAIXA
EXPLANAÇÃO SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS
EXPLANAÇÃO SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS
2 EXPLANAÇÃO SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS
A apuração e o controle dos custos são relevantes para qualquer organização, com destaque para as organizações que enfrentam usualmente limitações em relação aos recursos disponíveis, uma vez que essas informações são vitais para a sua adequada gestão.
A literatura aponta com frequência vantagens do uso de diferentes sistemas de custos para organizações de serviço.
As informações sobre os fluxos de caixa de uma empresa por exemplo são extremamente úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações financeiras uma base para avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e valores equivalentes ao caixa e às necessidades da empresa para utilizar esses fluxos. A demonstração de fluxo de caixa propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como também serve a outros usuários a forma com que a empresa gerou o caixa, ou até mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa.
Só por meio dos indicadores financeiros é que o gestor tomará as decisões gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o desempenho dos negócios no âmbito financeiro.
Um indicador financeiro importante é conhecido como custo de oportunidade, um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha”. São custos implícitos, relativos aos insumos que